Tudo o que você precisa saber sobre lançamento de marca!
- Cambuca design
- 26 de mar.
- 4 min de leitura
O que é e como funciona essa etapa final de um projeto de criação de marca (branding)?

No processo da Jornada da Marca, um método autoral by Cambuca de criação de marca, a etapa final é, na verdade, o início da gestão de marca (branding). E essa transição da criação (ou recriação) da marca para a apresentação dela para o público é marcada pela sua campanha de lançamento.
O objetivo dela é passar uma mensagem para o seu público: “Ei, olha como essa nova marca é legal!” ou “Ei, olha como a nossa marca mudou!”
Porém, ela só é feita após passar por todas as etapas da Jornada da Marca e estar 100% pronta (e validada). Bora relembra que etapas são essas?
O ponto de partida: quem parte? E parte de onde?
DNA da marca: quais os fatores determinantes?
Foco: qual será o objetivo número 1 da marca?
Cliente ideal: para quem é feita?
Mercado: quem são seus concorrentes?
Posicionamento: como se coloca no mercado?
Identidade Visual: como ela é vista?
Aplicações visuais: a IDV na prática!
Métodos e produtos: como será a oferta?
Mapa de conteúdo: como sua marca fala?
Mídia: onde ela fala? Quais os canais de comunicação?
Gestão: como lançar a marca? E como manter tudo isso no dia a dia?
Agora que esse conteúdo já está fresquinho na sua cabeça, vamos falar sobre o despertar da sua marca!

Como funciona uma campanha de lançamento de marca?
Uma campanha de lançamento de marca nada mais é do que um conjunto de ações feitas para que o público conheça (e reconheça) a sua marca. Ela acontece num período determinado, e geralmente, ocorre em três etapas:
Pré-lançamento: é o período que acontece antes do dia oficial do lançamento da marca. Ele serve para preparar o público para o que está por vir, gerar expectativas e reconhecimento. Ele também serve para que você possa “medir a febre” em relação à campanha, e avaliar se está seguindo a melhor estratégia.
Lançamento: com início do dia oficial do lançamento, é um espaço de tempo que geralmente dura entre três e seis meses. Durante ele, a comunicação da nova marca precisa ser mais agressiva e constante, para se fixar na mente das pessoas.
Pós-lançamento: é aquele momento em que a nova marca já não é mais uma novidade. As pessoas já estão se acostumando com ela. Esse é o momento de bater o martelo e avaliar se ela foi bem aceita pelo público, quais ações deram mais resultado para serem replicadas e quais ações não se saíram tão bem assim. A partir daqui, a comunicação do seu negócio pode ter outros focos, como em campanhas de vendas, promoções especiais, lançamento de outros produtos ou serviços, entre outros!
Como se preparar e se planejar para ela?
A melhor maneira de começar a se planejar é definindo o “Dia D”, a data (e hora) que sua marca virá ao mundo! Recomendo que escolha um dia em que não há nenhuma outra grande data comercial rolando (como a BlackFriday, Dia das Crianças, Dia das Mães, entre outros). Porém, é interessante escolher uma data mais específica, que faça sentido dentro do seu nicho ou do seu negócio. Alguns exemplos:
Dia da Gula, para restaurantes e negócios da área alimentícia
Dia do Livro, para livrarias e papelarias
Dia do aniversário da Empresa
A partir disso, você começa a estruturar quantas semanas antes do “Dia D” a etapa de pré-lançamento vai começar e quanto tempo a campanha vai durar. É a partir disso também que você escolhe como fará o “pronunciamento”: se é por meio de uma live no Instagram ou YouTube, se é em um evento da empresa ou com alguma outra ação.
Além do cronograma, a campanha também precisa envolver outros pontos:
Quais canais e redes sociais serão utilizadas?
Linha criativa: como serão os materiais?
Qual a verba (orçamento) disponível?
Dicas de ouro sobre o despertar da sua marca!
Agora que você já possui uma noção de por onde começar, chegou a hora de algumas dicas sobre o que fazer (e o que não fazer) durante esse processo:
Não faça de qualquer jeito: o lançamento (ou relançamento) da marca é uma das etapas mais aguardadas por você, empreendedora. Mas bora dar uma segurada da ansiedade, pois um momento tão único não pode ser feito às pressas. Estruture bem toda a campanha e, se possível, conte com a ajuda de um profissional qualificado da área.
Tenha clareza do seu público: é a hora de se certificar que você entendeu quem é o seu cliente, o que ele pensa, sente, quais são suas dores e como a sua solução resolve os problemas dele.
Evite uma comunicação confusa: a proposta de valor e a mensagem da sua marca precisa ser muito clara e objetiva. Na etapa de pré-lançamento, é aceitável utilizar uma linguagem mais misteriosa e que não entregue o peixe, mas ainda assim, o seu público precisa perceber está acontecendo uma mudança na sua empresa!
Defina objetivos secundários: o objetivo principal é fazer com que o público conheça sua nova marca, isso é fato. Mas e os objetivos secundários? Definir algumas metas menores pode te ajudar a nortear essa campanha, como por exemplo:
Conquistar um número X de clientes
Aumentar o engajamento no Instagram e X%
Se preciso, mude o cronograma: o planejamento precisa servir de guia, não te sentença viu? Ele serve para te dar suporte justo nos momentos em que imprevistos acontecerem, mas isso não quer dizer que ele precisa ser seguido à risca. Se necessário, mude a rota, desde que ela te leve ao mesmo objetivo.

ATENÇÃO, EMPRESÁRIA!
Se você chegou até aqui, gostou do que leu e quer saber mais sobre a criação e o lançamento de marca, chame a Cambuca! Acesse o link “Chora que eu te escuto” e receba uma proposta personalizada. Nada melhor do que uma consultoria especializada para te auxiliar nesse processo, certo? 😉
Comments