top of page

Tudo o que você precisa saber antes de contratar um serviço de gestão de marca (branding)!

  • Foto do escritor: Cambuca design
    Cambuca design
  • 17 de set. de 2024
  • 4 min de leitura

Saiba o que você deve levar em conta antes de assinar o contrato



Tomar essa decisão nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, há muitos critérios  a serem considerados na hora de apertar as mãos. Mas fique tranquila, pois estou aqui para te ajudar!


Não é segredo que a internet e as redes sociais estão cada vez mais presentes nas nossas vidas (e nas nossas empresas). O universo da gestão de marca (branding) e marketing vêm sendo revolucionado, e cada vez mais canais de comunicação estão surgindo.

Todo esse processo gerou uma alta demanda de serviços na área da publicidade, design, criação e desenvolvimento de marcas. Isso abriu portas para que novas agências de branding surgissem. E, como em qualquer área em crescimento,  surgem pessoas pouco preparadas oferecendo serviços,  prometendo entregas eficazes para no fim, não o resultado não ser aquilo que foi prometido. Por isso, o seu critério precisa ser afinado. 


Então, bora desmistificar eles?



Qual o conceito de marca?

Se esse termo ainda está nebuloso na sua cabeça, é hora de iluminar ele! Afinal, se você não compreender o que é marca, naturalmente não vai conseguir contratar alguém para criar a sua, não é mesmo?


Segundo o dicionário de Oxford, marca é:


"Traço, sinal, impressão deixada por alguém ou algo;"
"Desenho, inscrição, nome, número, selo, símbolo, carimbo etc. Que se coloca sobre um artigo para distingui-lo de outros, ou como indicação de propriedade, qualidade, categoria, origem."

Em outras palavras, ela serve para distinguir uma coisa da outra, torná-la única. E, na área do marketing e dos negócios, ela serve para representar uma loja, empresa, organização, corporação e até mesmo, uma pessoa ou personalidade. Algumas empresas, inclusive, possuem mais de uma marca.


A Coca-Cola, por exemplo, possui diversas sub-marcas. Aposto que você não sabia dessa, né? 


O que é gestão de marca (branding)?

Brand, em inglês, significa “marca”. Logo, branding significa “marcando”. Em uma adaptação de linguagem, “gestão de marca” = branding. 


Esse (ou esses termos) englobam um conjunto de estratégias e ações que devem estar alinhados ao posicionamento, propósito e valores do seu negócio.


A gestão de marca influencia diretamente nas vendas, no lucro e no faturamento. E vai além disso: ela trabalha tudo o que a sua empresa envolve, sejam funcionários, clientes, fornecedores ou parceiros.


Muitas profissionais oferecem esse serviço: designers, publicitários, comunicólogos, estrategistas de marca, empresas, entre outros. A principal diferença entre essas diferentes organizações está mais na metodologia que utilizam do que no resultado, com exceção do profissional autônomo, que, ao contrário dos demais, pode não contar com uma equipe. 



Quais critérios eu preciso levar em conta antes de fechar negócio? 

Agora, sim, vamos ao que interessa! Com vocês, os pontos de atenção:


1) Pesquisa, pesquisa e… mais pesquisa! 

O primeiro passo para contratar um profissional para te auxiliar na gestão da sua marca é com a boa e velha pesquisa. Separe um tempo para fazer buscas no Google, Instagram ou outra plataforma de sua preferência para encontrar profissionais  dessa área da comunicação. Também vale pedir indicação para empresas que possuem um marketing forte. Faça uma lista com todas que achou legal. Fez? Que bom! Agora é hora de diminuir ela 👀


2) O perfil do profissional é o mesmo que o seu?

Trabalhar com pessoas que possuem os mesmos valores e formas de trabalho que você e da sua empresa só tende a te beneficiar. Fechar contrato com uma agência que não é exatamente aquilo que você idealizava pode te frustrar e te desanimar no processo. Procure saber a metodologia de trabalho e os valores do negócio que será o seu parceiro no branding!


3) O profissional atende ou já atendeu outros clientes com problemas similares ao seu?

Grande parte dos profissionais procuram clientes de áreas similares, ou do mesmo porte. Algumas são focadas em atender empresas de tecnologia, outras são focadas em startups, algumas em grandes corporações, outras em pequenos negócios. Por isso, procure descobrir quem são os clientes do profissional que está na sua mira para fechar contrato. Uma boa maneira de fazer isso é pedir para que ela lhe envie projetos que já desenvolveu para clientes similares e você.


4) Ética, profissionalismo e credibilidade

Agora que você descobriu alguns dos clientes do profissional que está considerando, procure ir mais fundo nos projetos dela. Peça recomendação para quem já a contratou. O profissional entrega o que promete? Ele cumpre prazos? É ético e não atende empresas concorrentes ao mesmo tempo?


5) O valor está alinhado com preço e orçamento?

E sim, eles têm diferença. O orçamento é o que você pode investir. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a comunicação da sua empresa não é um custo, e sim um investimento. Isso porque, quanto mais você investe, mais retorno financeiro você tem. Vale lembrar que a gestão de marca traz um investimento a longo prazo. Afinal, quando bem feita, atravessa várias gerações. Então, se você contrata algo muito abaixo do seu orçamento, pode não ter o retorno proporcional ao seu negócio. E investir muito mais do que sua empresa é capaz, pode prejudicar a saúde financeira dela. Então, estipule um orçamento e vá aumentando o valor de investimento conforme o crescimento da empresa (e o retorno do serviço).


Para fechar com chave de ouro

Independente de quem seja, deixar sua marca nas mãos de outras pessoas pode parecer arriscado. Mas, colocar o maior ativo da sua empresa nas mãos certas vai, com certeza, torná-lo ainda mais valioso.

Por isso, vá com calma ao analisar e tomar sua decisão. Ela precisa ser feita com muita análise e sem afobamento, viu?


ATENÇÃO, EMPRESÁRIA!

Se você chegou até aqui, gostou do que leu e decidiu contratar um serviço de gestão de marca, chame a Cambuca! Acesse o link “Chora que eu te escuto” e receba uma proposta personalizada. Nada melhor do que uma consultoria especializada para te auxiliar nesse processo, certo? ;)


 
 
 

Commenti


bottom of page