Quando devo mudar o logo da minha empresa?
- Cambuca design
- 6 de abr. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 7 de abr. de 2024
10 pontos de atenção que indicam que sua marca precisa de uma cara nova!

Sejam bem-vindas ao primeiro #blogpost da Cambuca! Para inaugurar essa sessão super especial do nosso site, nós trouxemos um questionamento um tanto quanto…filosófico:
Mudar o logo ou não, eis a questão? Para te ajudar a desvendá-lo, nós preparamos um guia completinho! Quer descobrir se o seu negócio precisa de uma repaginada no visual?
Sim! Mas, antes de mais nada, o que é um logotipo e para que serve mesmo?
O logotipo é um símbolo visual, feito com ícones e/ou palavras que representam uma marca. Não é por acaso que a palavra tem origem grega (typos = forma, e graphien = escrita). Ele serve não só para diferenciar um negócio de outro, mas também para transmitir os valores de uma marca e destacá-la frente aos seus concorrentes.
Logotipo x Identidade Visual
O logo é muito importante sim, porém ele faz parte de todo um sistema de Identidade Visual, que nós carinhosamente apelidamos de IDV. Dentro dela, há diversos outros elementos:
Texturas
Imagens ou fotos
Ilustrações
Formas
Ícones
Paleta de cores
Direcionamento de aplicações
É a partir da IDV que são feitos os uniformes, layouts para redes sociais, papelaria da empresa, embalagens e diversos outros materiais gráficos. Então, esteja ciente: o logo sozinho não é capaz de carregar todo o posicionamento visual da marca nas costas!

Este é um exemplo de Identidade Visual desenvolvida aqui na Cambuca!
A grande questão
Será que a minha empresa está precisando de uma cara nova? Você deve mudar o logo da sua empresa se…
1) ...o atual foi feito “de qualquer jeito”
O design nunca pode ser aleatório ou baseado em “achismos”, ainda mais se tratando do principal ponto de contato visual da sua marca! O logo deve envolver pesquisa, qualidade técnica, estudo, testes e aplicação de metodologias. Portanto, se o seu foi feito às pressas, sem estar inserido em uma Identidade Visual e pulando as etapas, ele merece ser refeito!
2) ...ele é parecido ou igual a outro
Além de não cumprir com o propósito de identificar e diferenciar a sua empresa, utilizar um símbolo “pronto” pode custar caro. A utilização indevida (quando não se possui os direitos autorais ou de comercialização) de uma marca parecida ou mesmo igual a outra é considerado plágio, mesmo que ela não esteja registrada. E, caso o autor original descubra, ele pode te envolver em um processinho. Quando se trata de marca, é preciso ser autêntica, original e legal (literalmente)!

3) ...não transmite a mensagem que você quer passar
Relembrar é viver: você lembra da introdução deste artigo? Naquela parte onde fala que o logo precisa “transmitir os valores de uma marca e destacá-la frente aos seus concorrentes”? Pois bem, se ele não posicionar o seu negócio da maneira certa e deixar de transmitir todos os aspectos bons e diferenciais do seu portfólio, ele não está cumprindo com suas obrigações e necessita urgentemente de um substituto.
4) ...ele é difícil de entender
Mandamento número um das fontes e tipografias: não usarás aquelas que deixam seu nome ilegível. O seu cliente fiel pode já saber o nome da sua empresa e até mesmo ter o contato dela salvo em discagem rápida, mas o seu cliente potencial, aquele que você ainda não conquistou ou não conhece o seu empreendimento, precisa bater o olho na sua marca e automaticamente identificá-la. Vale lembrar que não adianta ter uma fonte bacana se o próprio símbolo ou ícone do logo não é legível, ou possui tantos detalhes que fica difícil de identificá-lo.
Uma ótima forma de arrumar isso é refazendo o design do logo, deixando-o mais simples e claro, e inserir os detalhes em outros elementos da Identidade Visual, como nas texturas ou ícones complementares!
5)…ele é difícil de aplicar em alguns materiais
Logotipo bom é logotipo fácil de aplicar. Se o seu logotipo é visualmente agradável e transmite sua mensagem PORÉM:
Fica estranho em materiais impressos
Não tem como deixá-lo em uma única cor sem prejudicar a simbologia
É impossível de bordar no uniforme da sua empresa
É difícil de usar até no avatar do seu perfil no Instagram
Você pode até ter um logotipo “bonito”, mas se ele não é funcional, acaba não sendo muito útil. Um bom logo é facilmente aplicável em diversos tamanhos, cores, superfícies e canais (e um Manual de Identidade Visual facilitará esse processo).
6)…você assumiu a empresa após outra gestão
Nada grita mais “SOB NOVA DIREÇÃO” do que uma repaginada total no visual, nem mesmo um banner de aviso na porta do seu estabelecimento.. E esse é um costume tanto no mundo corporativo quanto no comércio, ainda mais se a gestão anterior não foi das melhores e deixou muitos clientes insatisfeitos.

7)…a sua empresa mudou de rumo
Assim como uma mudança de gestão requer mudanças visuais, uma mudança radical no modelo de negócio também necessita delas. Você não precisa de uma Identidade Visual nova toda vez que lançar um produto, inaugurar um segmento ou inovar na sua solução; porém, se a sua clínica de odontologia virou uma clínica estética de harmonização facial, talvez ela precise de mais do que só um novo adesivo na porta.
8)…sua empresa está mal de vendas
Em um primeiro momento, você pode pensar: ah, a identidade visual não é
tão relevante assim na hora de comprar, o meu produto é muito bom e se vende sozinho, até vir outro concorrente que entrega um produto inferior pelo dobro do preço e toma o seu lugar (é raro, mas acontece muito). Isso ocorre porque as pessoas não compram produtos: elas compram as experiências e ideias que a marca divulga. Investir em uma identidade visual é a maneira mais eficiente de aumentar a percepção de valor de seu produto, consequentemente o preço e por fim, as vendas.
9)…está ultrapassado
Tendências vêm e vão, mas grandes marcas ficam. Se a sua marca atual foi baseada em um modismo cool da época e hoje em dia é considerado over, já passou da hora de investir em um logotipo atemporal. E, nesses casos, às vezes um belo redesign desenhado para ser o mais duradouro possível é suficientemente.
Redesign ou “redesenho” é uma atualização ou reformulação do logotipo original, preservando as suas principais características e adaptando alguns elementos.

10)…ele não é a sua cara!
A Identidade Visual, antes de tudo, precisa servir a você, empreendedora. Afinal, não será uma Identidade caso você não se identifique com ela, não é mesmo? Você deve ser uma apaixonada pela sua marca e ter orgulho de usá-la! Não tem nada mais satisfatório do que olhar para ela e pensar “ela é a minha cara, tem tudo a ver comigo!”
🔔 Atenção, empreendedora
Se você chegou até aqui e se identificou com no mínimo um item da lista anterior, mas ainda está cheia de dúvidas e questionamentos, contate um designer profissional da nossa equipe para te auxiliar nesse processo!
Acesse o link “Chora que eu te escuto” responda umas perguntinhas básicas e receba uma proposta personalizada. Nada melhor do que uma consultoria especializada para te auxiliar nesse processo, certo? ;)
Comments