Pequenos empreendimentos podem investir em uma sub-marca?
- Cambuca design
- 2 de abr.
- 4 min de leitura
A resposta é: sim! Saiba mais sobre como expansão de marca não se limita às grandes corporações.

Você empreendedora, já possui uma marca bem estruturada mas, ao mesmo tempo, sente que ela está limitando a sua oferta? Então talvez seja a hora de expandi-la.
Ao contrário do que se pensa, investir em sub-marcas não é exclusividade dos tubarões do mercado e das grandes empresas. Ela é uma estratégia que não só pode, como deve ser aproveitada e explorada por empresas de médio e grande porte também!

Marca é o que diferencia uma empresa, organização, negócio ou solução de outra. Já a sub-marca, é uma derivada dessa “marca-mãe”.
Exemplo: a Coca-Cola é a marca-mãe de diversas outras: Fanta, Sprite, Sucos Del Valle, Ades, Monster, etc.
Bora desvendar os mitos por trás desse processo?
Qual é o momento certo para expandir sua marca?
Não há uma regra geral que dite quando e como você deve ou não expandir o seu negócio. Porém, há alguns indicadores que podem te ajudar a tomar essa decisão com mais confiança:
Quando você sente que a marca atual não consegue representar todos os âmbitos da sua empresa: esse talvez seja um dos fatores mais comuns que leva as empresas a sentirem necessidade de lançar uma sub-marca. Muitas vezes, o negócio expande tanto que a marca atual sozinha, não consegue englobar todos os valores, produtos, serviços ou até públicos.
O catálogo de produtos, serviços ou soluções está maior, ou atende diversos segmentos: a expensão do portfólio de ofertas de um negócio faz parte do seu crescimento. Quando maior a empresa, maior (e melhor) é a sua entrega. Mas, quando essas entregas destoam da área de atuação principal, talvez valha a pena diferenciar as áreas com uma estratégia multimarca.
A empresa abrirá mais espaços físicos: se o seu negócio está prestes a inaugurar outra loja ou ambiente, é bom avaliar se faz mais sentido continuar com uma marca ou lançar uma segunda. Isso pode não se aplicar à abertura de franquias, mas se essa nova localização “casar” com o tópico acima e tenha foco em outro mercado, investir em sub-marca é uma ótima opção.
Há uma nova proposta de valor em jogo, que complementa a atual: a proposta de valor não tem a ver necessariamente com um novo produto ou serviço, e sim com o que o seu negócio se propõe a entregar. O que a sua solução resolve? Se a resposta para essa pergunta tiver mais de uma alternativa, provavelmente pode precisar de uma segunda marca.
Se sua empresa se identifica com um (ou mais de um) desses tópicos então, provavelmente, ela está sentindo a necessidade de ser representada por mais de uma marca.
Quando NÃO é o momento certo para investir nisso?
Tão importante como saber qual é o momento certo, é saber quais momentos não são. Confira os indicadores que podem determinar se agora não é a hora de investir em uma sub-marca:

Quando o orçamento para o marketing é baixo: uma estratégia multimarca envolve muito investimento financeiro, principalmente durante os primeiros meses de lançamento. Afinal, ao invés de lidar com as campanhas e comunicação de uma marca, seu negócio precisará englobar duas. Por isso, se a verba disponível para isso já não é muito alta, é melhor direcioná-la para a sua marca atual.
Quando a sua marca é muito nova ou ainda não é consolidada: caso a sua marca atual possua menos de dois anos, é recomendável focar seus esforços em fazer com que ela seja bem estabelecida antes de lançar uma segunda. Fazer isso prematuramente pode causar certa confusão na mente dos seus clientes, já que eles ainda não se acostumaram com a atual.
Rebranding é o processo de recriação de uma marca já existente. Dentro desse processo, geralmente o logotipo é redesenhado e uma nova Identidade Visual é criada, além de outros aspectos estratégicos de marca.
Quando a comunicação atual não é constante: se você já sente dificuldades em investir e gerencial a comunicação e o marketing da sua empresa, então investir em uma segunda marca pode não ser a melhor opção no momento. O ideal neste momento é trabalhar para deixar sua marca e a comunicação do seu negócio totalmente alinhada e constante.
Quais são as vantagens de investir em sub-marca(s)?

Agora que você já definiu e avaliou o que precisava, pode estar se perguntando: o que se ganha ao ter mais de uma marca?
Um dos principais pontos disso tem a ver com a elasticidade do produto ou serviço. Quanto mais “elástica” for a sua solução, maior a chance de novas ideias, conceitos e ofertas serem aceitas pelo seu público.
Outra vantagem é que seu negócio possui mais liberdade para se expandir e alcançar novos mercados, o que impacta diretamente no faturamento e por fim, no lucro da sua empresa.
E, por último, mas não menos importante, investir em sub-marcas te dá mais liberdade para explorar áreas e públicos que não são atendidos por você no momento. E isso aumenta o reconhecimento, a percepção de valor e a credibilidade da sua empresa.
Para relembrar:
O maior desejo da marca é estar gravada na mente das pessoas.

ATENÇÃO, EMPRESÁRIA!
Se você chegou até aqui, gostou do que leu e quer investir em uma sub-marca (ou reestruturar a sua atual), chame a Cambuca! Acesse o link “Chora que eu te escuto” e receba uma proposta personalizada. Nada melhor do que uma consultoria especializada para te auxiliar nesse processo, certo? ;)
Comments