O poder da gestão de marca (branding) no crescimento da sua empresa
- Cambuca design
- 19 de mar.
- 4 min de leitura
Saiba como o investimento em uma estratégia sólida de marca pode bombar o seu negócio

Aposto que você, empreendedora, já sabe que seu serviço ou produto resolve o problema de alguém (é por isso que muitas pessoas chamam de solução). E também pode ter percebido que os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados (principalmente a Geração Z).

Apesar de haver tantas mudanças na forma como as pessoas compram, a maneira mais eficiente de destacar o seu negócio frente ao seu concorrente continua sendo a construindo uma marca forte.
A gestão de marca, também conhecida como branding, evita que as boas soluções sejam vistas como comuns, caiam no esquecimento ou sejam deixadas de lado.
Vamos supor que você seja dona de uma loja de roupas, com peças exclusivas e de alta qualidade. Mas, por não comunicar isso ao seu consumidor, ele acaba comprando do seu concorrente. Apesar de oferecer roupas com qualidade inferior à sua, esse concorrente possui um marketing bem estruturado, tanto que conseguiu captar a atenção de uma pessoa e torná-la seu cliente.
Parece um pesadelo, não é? Mas essa é a realidade do mercado. É algo recorrente, acontece todos os dias, com diversas empresas dos mais variados segmentos. A longo prazo, essas empresas deixam de existir, pois suas marcas não conseguem gerar um bom impacto a fim de serem lembradas.

E é claro que o processo inverso, também acontece. Marcas que estão sempre presentes na vida dos seus clientes mais fiéis e que, ao mesmo tempo, conseguem atrair novos consumidores, tendem a crescer e prosperar.
Bora saber mais sobre esses assuntos?

Relembrando: o que é gestão de marca?
Marca é a representação de algo. No mundo dos negócios, é o conjunto de signos e significados que representa uma empresa ou organização. O termo “gestão de marca” tem a ver justamente com a administração desses símbolos, sejam eles visuais ou não. Por isso, ela pode ser definida como:
Um conjunto de estratégias e ações que estão em sintonia com o posicionamento, propósito, missão e valores do seu negócio.
Ah, e ela não se limita as áreas de marketing e vendas, não! Deve estar presente em todos os pontos de contato da sua empresa, seja com consumidores, colaboradores ou parceiros.
Qual a importância da gestão de marca?
Tudo o que te falei até agora ainda não te convenceu de que ela é importante? Posi bem, então vamos aos fatos! A gestão de marca é importante porque:

Faz com que você seja lembrada
Uma boa gestão faz com que o seu negócio seja conhecido e reconhecido. A reputação e a imagem da sua empresa faz com que você seja lembrada de forma positiva pelos seus clientes e potenciais consumidores.
Fideliza seus clientes
A relação entre quem vende e quem compra precisa de uma conexão emocional. Uma vez que você conquista isso, cria uma base de clientes fiéis, leais e verdadeiros defensores da sua marca. Além de eles sempre comprarem de você, também te recomendam para outras pessoas.

Te fornece vantagem competitiva
“O mercado está saturado”. Você provavelmente já ouviu essa frase em algum lugar mas ela não é totalmente verdade. O mercado está saturado do “mais do mesmo”, mas muito carente de campanhas inovadoras e comunicação autêntica. Nesse sentido, a gestão de marca é a maneira mais eficiente de destacar a sua empresa no meio de tantas outras.
Como avaliar o crescimento da sua empresa?
Agora, vamos dar uma pequena pausa no assunto “marcas” para falar sobre o crescimento da sua empresa. O que indica que sua empresa está expandido na direção certa?
A primeira coisa que pode vir a mente é o aumento no número de funcionários e no tamanho físico da empresa. E isso não está errado, afinal, quanto mais uma empresa cresce, mais ela precisa de espaço e gente para colocar a mão na massa, certo?
Mas, além deles, ha outros indicativos como:
Aumento no faturamento: a receita final vem batendo recordes nos últimos anos? Então a sua empresa está, sim, se desenvolvendo.
Aumento da procura e nas vendas: ter mais pessoas buscando seus produtos ou serviços é sempre um ótimo sinal.
Grau de satisfação dos consumidores: clientes satisfeitos voltam a comprar e ainda recomendam você!
Crescimento da sua área ou setor: se a área que você atende está ganhando mais espaço no mercado, isso significa que há mais pessoas dispostas a comprarem.
Aumento da presença da sua empresa nas mídias sociais: se você sente que a sua presença na internet está se tornando mais importante e você percebeu um aumento de seguidores nas redes sociais, então a sua marca está se tornando mais conhecida.
Como a gestão de marca pode bombar seu negócio?
E enfim, chegamos ao grande X da questão. Agora que você relembrou o que é esse tal de branding, avaliou os indicativos de crescimento da sua empresa, chegou a hora de unir as duas coisas e responder a essa grande questão.
A gestão de marca faz com que você venda mais, pois quando bem feita, não só alcança mais pessoas, como chega nas pessoas certas. Ela é mais certeira em identificar e se comunicar com o seu público-alvo.

Ela também direciona toda a comunicação da sua empresa, não apenas o marketing externo como a própria relação interna do seu time. Isso te faz ganhar tempo e dinheiro.
Por último, mas não menos importante, a gestão de marca pode bombar o seu negócio porque ela valoriza o que você vende. E sabe o que isso quer dizer? Que você pode vender mais caro sem, necessariamente, modificar o seu produto ou serviço. Já falei até citei aqui que as pessoas tendem a pagar mais caro por aquilo que dão mais valor.
O melhor produto merece a melhor gestão de marca
ATENÇÃO, EMPRESÁRIA!
Se você chegou até aqui, gostou do que leu e quer potencializar a gestão de marca para fazer sua empresa bombar, chame a Cambuca! Acesse o link “Chora que eu te escuto” e receba uma proposta personalizada. Nada melhor do que uma consultoria especializada para te auxiliar nesse processo, certo? ;)
Comments