“Jornada da marca”: o que é, do que se alimenta, como vive?
- Cambuca design
- 21 de mai. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2024
Hoje e agora, ao vivo e a cores, do jeito Cambuca!

Assim como todo herói possui sua história, toda marca possui sua jornada. No último artigo, sobre gestão de marca, conversamos sobre o que é esse processo e como ele funciona (se você não leu, vale a pena dar uma olhadinha aqui. Agora, é hora de falar sobre o projeto de marca e a sua jornada!
Jornada da marca: o que é?
É como eu chamo o processo de criação da marca. Ela é um método autoral by Cambuca, que vim desenvolvendo ao longo dos anos criando marcas. É uma combinação de metodologias e ferramentas que foram testadas e validadas. Em outras palavras, é o caminho criativo que leva a marca do ponto A (onde ela ainda está sem cara e sem voz) ao ponto B (onde ela já se sente pronta para ser ativada ao mundo).

É a trajetória do seu negócio. Ela começa a partir de uma ideia, desejo, sonho ou problema (afinal, sua empresa existe para oferecer soluções) e passa por diversas etapas, obstáculos, realizações…assim como a sua própria trajetória de vida!
Jornada da marca: do que se alimenta?
Basicamente? Ela se alimenta da sua essência. O que te torna única? O que te torna autêntica? Seja qual for a resposta, ela vai servir de guia, de bússola para a sua jornada.

Jornada da marca: como vive?
Agora, sim, o passo a passo! Pega seu diário de bordo (pode ser o bloco de notas do celular ou um bloco “analógico”, de papel mesmo) e embarca comigo nessa viagem!
Quem?
O ponto de partida. Quem parte? E parte de onde?
Toda marca nasce de algum lugar. Essa etapa funciona como uma espécie de… resgate. Juntas, nós vamos resgatar a sua história, a da sua empresa, identificar os principais atributos e entender quais são os valores se tornarão os verdadeiros pilares da marca.

DNA
Quais os fatores?
O DNA é o ácido presente no corpo humano que transmite características (desbloqueei uma memória da aula de biologia, né?). Então, utilizando uma metodologia de projeto, nós iremos identificar quais os cinco conceitos que compõem o DNA da marca. Eles são:
Técnico: é um benefício palpável, físico e fácil de ser mensurado. Tem a ver com metas e processos.
Resiliente: é a forma como ela vai se comportar em meio à crises. Por exemplo, durante a pandemia, as empresas se comportam de formas diferentes. Algumas fecharam suas portas enquanto outras potencializaram seu negócio. Esse é o fator que vai determinar a capacidade da sua marca se reinventar, e a usar situações críticas a seu favor para se manter online e roteando no mercado.
Emocional: se a sua marca fosse uma pessoa, quais emoções ela sentiria? Quais sentimentos ela causa no coração do seu cliente? O fator emocional tem a ver com a aproximação da sua empresa ao seu público e à fidelização dele.
Mercadológico: define como a sua marca se expressa, se vende e lida com seus concorrentes e parceiros.
Integrador: esse último elemento une todas as palavrinhas anteriores. Ele funciona como uma vantagem competitiva e é o único que pode interferir nos outros.
2. Número 1
Qual será o foco?
Essa etapa vai te ajudar a definir o seu nicho, o seu foco de trabalho dentro do seu segmento e mercado.
3. Para quem?
Qual seu cliente ideal?
Olha o público-alvo aparecendo por aqui de novo! Essa é a parte que nós iremos nos esforçar ao máximo para entender quem é o seu “cliente dos sonhos”. E, para nos ajudar nessa tarefa, teremos a construção da persona, uma ferramenta de empatia que personifica esse público. Nós levantamos informações que vão além dos dados demográficos, elencando possíveis comportamentos, dores, desejos, sentidos e por aí vai.
4. Mercado
Quem são seus concorrentes?
Chegou a hora de olhar para fora. Observar a atuação do mercado, como sua marca e empresa vão se comportar diante dele. Aqui, o aspecto mercadológico do DNA é resgatado e aprofundado, observando e estudando concorrentes, parceiros, oportunidades. É hora de definir as boas práticas!
5. Posicionamento
Não tem como falar de posicionamento sem citar Kotler, o pai do marketing. Segundo o mestre, o posicionamento = segmentação + diferenciação (se você não é de exatas, fique tranquila que essa fórmula não envolve números).
Usando as informações que definimos e mais algumas ferramentas criativas, iremos definir a proposta única de valor da marca (PUV) e seu arquétipo.
Arquétipo é um conceito psicológico que representa padrões de comportamento. Por exemplo, se a sua marca possui o arquétipo do herói, ela será vista como uma “salvadora”, forte, corajosa e capaz de superar desafios!
6. Identidade Visual
Como sou vista?
Enfim, chegamos nela, a tão aguardada, esperada, querida IDV! Ela vai envolver TUDO o que tem a ver com as características visíveis da sua empresa. Essa etapa envolve a criação gráfica do logotipo, das cores, do estilo, das fontes (ou tipografias), enfim, o que expressa melhor o seu posicionamento. Ao final do processo, nasce o Manual de Aplicação, com toooodo o direcionamento visual do projeto!
7. Aplicações visuais
Como pôr a IDV em prática?
Já que a Identidade Visual foi estabelecida, bora aplicar? Primeiro, iremos elencar os principais pontos de contato da sua marca, refletir sobre a importância da imagem pessoal e criar o direcionamento da produção das fotos profissionais.
8. Métodos e produtos
Como será a oferta?
Nesse ponto de mapeamento, organizamos as principais ofertas, serviços, produtos e soluções da sua marca. Também iremos definir a sua régua de relacionamento.
9. Mapa de conteúdo
Como sua marca fala?
Chegou o momento de colocar em prática os exercícios de criação de conteúdo, aplicando o seu posicionamento, o tom de voz e os pilares de diferenciação. Aqui, um DNA é estabelecido novamente, porém voltado para o conteúdo, com desenvolvimento de storytelling e da linha editorial.
10. Mídia
Onde ela fala?
Quais os canais de comunicação? Quais as ferramentas? Para descobrir isso, precisamos levar as tendências atuais das redes sociais, mídias tradicionais e explorar os formatos mais indicados para garantir sua autoridade.
11. Gestão
Como manter tudo isso no dia a dia?
Com uma gestão que identifique quais ferramentas vão otimizar o trabalho na rotina da empresa e manter o alinhamento de marca. A partir daqui, podemos dar continuidade ao projeto com um plano de marketing (operacional, tático e estratégico).

Todo esse processo resulta na ativação de marca, quando ela finalmente vai ao público, por meio de uma campanha de lançamento! Por isso, estou aqui para te ajudar nessa trajetória, desde os bastidores até à estreia.
Tudo feito com muito diálogo, vontade e sensibilidade 💛
ATENÇÃO, EMPRESÁRIA!
Se você chegou até aqui e gostou da construção e gestão de marca do jeito Cambuca, acesse o link “Chora que eu te escuto” e receba uma proposta personalizada. Nada melhor do que uma consultoria especializada para te auxiliar nesse processo, certo? ;)
Comments