Desmistificando o processo de criação e gestão de marca (branding)
- Cambuca design
- 21 de mai. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2024
Se esses termos são um mito para você, então sua empresa pode estar ficando para trás…

Se tem um papo que gera muito pano pra manga, é esse tal de branding. Se você nunca parou pra pensar muito sobre isso, senta que lá vem história. Bom, na verdade, essa não é uma história bem definida, pois não existe uma linha do tempo específica que nos diga onde ou como a gestão de marcas foi criada. Na verdade, desde o início da humanidade, o ser humano demonstra uma intenção de se expressar e se identificar. E não só a si mesmo, mas também seus pertences, animais, posses, ideias…

Apesar de ter um enredo cheio de lacunas, esse processo está tão estabelecido que o termo foi vulgarizado. Porém, muitas pessoas ainda acham que ele é uma preocupação de grandes corporações. Mas isso não é verdade. Gestão de marca é para todo mundo, desde as grandes corporações e multinacionais quanto para as pequenas empresas. Então, se você é dona do seu próprio negócio e não está trabalhando gestão de marca ainda, você pode estar perdendo oportunidades valiosas de gerar valor pro seu negócio.
“Eu não quero ficar para trás, quero entender o que é isso! Aliás, o que significa marca mesmo?” 😅
Lá na primeira postagem do #BlogCambuca, falei um sobre a parte visual da marca (se você não leu ainda, vale a pena ler aqui). Mas bora voltar um pouquinho nos nomes e entender o que de fato é uma marca?
De acordo com o nosso querido Michaelis (o dicionário mesmo), os dois primeiros significados são:
Ação ou efeito de marcar.
Sinal ou impressão num corpo causado por pancada, contusão, doença ou moléstia.
Dentro dos conceitos de marketing, ela é usada para representar uma empresa, corporação, organização e até mesmo uma pessoa. É por isso que leva o nome de brand em inglês e, se pegarmos a palavra branding e traduzirmos em um português (bem) livre, teremos “marcando”. O fato de ela estar no gerúndio (por conta do ing) não é à toa. Afinal, fazer gestão de marca é um trabalho constante, sem hora pra acabar.
Porém, levando em conta o contexto, a melhor correspondência brasileira (eleita por mim mesma) é gestão de marca.

“Beleza, entendi! Mas…o que ela envolve?!”
Ah, achei que você não iria perguntar nunca! Gestão de marca é um conjunto de estratégias e ações que estão de acordo com o posicionamento, propósito e valores do seu negócio (e seu também).
Ela não é só um processo comercial, mas um processo que abraça todos os pontos de contato entre sua marca, seus funcionários, parceiros e clientes. E, apesar de não ser uma ação de vendas imediata, quando aplicada da maneira correta, ela com certeza vai trazer muitos benefícios para o seu faturamento.
Com a gestão de marca, a percepção de valor do seu produto, serviço ou solução aumenta drasticamente. E isso influencia diretamente no seu preço e na quantidade de vendas porque:
As pessoas tendem a pagar mais caro por aquilo que dão mais valor.

Além disso, quando a gestão de marca atinge os canais certos, sua empresa expande o mercado de atuação, se conecta com mais parceiros e até gera oportunidades de vendas em outros locais que você não costumava vender, por não conhecer o tamanho do seu público!
O objetivo primário do seu negócio é solucionar a dor, ou resolver um problema do seu cliente de forma tão impactante que ele confie plenamente em você para ajudá-lo. E você consegue fazer com que isso aconteça fazendo com que sua marca seja lembrada, com carinho. Além de aumentar seu lucro, gerar uma boa experiência e fidelizar o seu cliente são consequências de uma estratégia bem feita.
✨As três palavrinhas mágicas✨
Há boatos que, no próximo artigo, você vai ver como funciona a nossa jornada de marca beeeem detalhadinha! Mas, até lá, irei te preparar, apresentando alguns nomes que podem surgir (ou até já surgiram) no caminho:
1 - Propósito
Por que você veio ao mundo? Para que?
Você provavelmente já teve uma crise existencialista, dessas do tipo “quem eu sou, de onde eu vim e para onde vou?”. Pois é, a sua marca também. O seu negócio precisa de uma boa razão para existir, uma motivação que vai muito além de lucrar.
Vamos pegar o exemplo aqui de um restaurante que serve buffet de almoço de segunda à sexta. O propósito dele não pode ser simplesmente servir comida. Ele está ali para garantir uma boa refeição para quem não consegue almoçar em casa, seja porque trabalha fora e mora longe, ou porque tem uma rotina tão corrida que não sobra tempo para cozinhar. Ou porque não gosta. Ou porque não sabe.

Agora, se mudarmos um pouco esse exemplo…e se esse restaurante for vegano? Aí o propósito já mudou completamente. Ele não apenas proporciona praticidade para o dia a dia, mas atende a um público com uma causa. Ou, se for um restaurante for na verdade uma lanchonete, o propósito dela pode ser proporcionar momentos de descontração entre família e amigos.
Às vezes, o propósito da sua empresa era realizar seu sonho de empreender. Esse também é um exemplo de motivação válida.
O propósito da sua empresa pode ser relacionado ao que ela oferece, mas não deve se limitar à sua oferta.
Independente de quem você seja e qual negócio tenha, é essa palavrinha mágica que vai te guiar na gestão, tanto da marca como da empresa.
2 - Público-alvo
Para quem você veio ao mundo?
Antes que você pergunte, a resposta é NÃO: o seu público-alvo não é, nem pode ser, “todo mundo que compra comigo”.
Esse segundo item daria um artigo inteiro, mas vou tentar resumir aqui: o público-alvo é o seu cliente ideal, é quem você quer que se torne seu cliente fiel. É um grupo ou comunidade de pessoas que compartilham do mesmo propósito que o seu. Aliás, essa é uma ótima maneira de começar a definir seu público, caso você tenha problema em identificar quem ele é.
Quando você faz uma boa gestão de marca, ela funciona como um efeito de imã, pois aproxima o seu negócios das pessoas que se identificam com aquilo que você oferece e que pode ajudar!
3 - Marketing
Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores.
É o que diz Kotler, a maior autoridade em marketing que temos. Aplicando esse significado no seu contexto, podemos dizer que o marketing é o campo ou área responsável por gerar oportunidades de vendas dentro da sua empresa. Por isso, está tão relacionada à gestão de marca. Afinal, é ela que vai comunicar o seu propósito com o seu público-alvo.
Os finalmentes
Ufa, baita texto, hein?! Espero, do fundo do nosso coração, que você tenha aprendido um pouquinho com a gente. E não se esqueça: gestão de marca é um trabalho que possui início (na sua criação), mas não fim! É contínuo dentro do seu negócio, por isso ela precisa ser assertiva, coerente e constante. Afinal, a sua marca é um dos ativos mais valiosos que você, empreendedora, pode ter.
Continue acompanhando o meu blog para saber ainda mais 😉

ATENÇÃO, EMPRESÁRIA!
Se você chegou até aqui e ficou curiosa, em dúvida ou com vontade de aplicar todos esses conceitos de maneira assertiva na sua empresa, chama a Cambuca! Acesse o link “Chora que eu te escuto” e receba uma proposta personalizada. Nada melhor do que uma consultoria especializada para te auxiliar nesse processo, certo? ;)
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