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⁠Como destacar a sua marca nas redes sociais?

  • Foto do escritor: Cambuca design
    Cambuca design
  • 11 de jun. de 2024
  • 4 min de leitura

Você sabe o que faz ela ser especial, desejada e única, no meio de tantas outras?



Em terras digitais, quem tem influência é rei (ou rainha). Atualmente, ter uma presença digital coerente é requisito básico de sobrevivência para qualquer negócio…mas nem sempre é uma tarefa fácil. A concorrência é alta, prender a atenção do seu cliente em potencial é um desafio e anunciar está se tornando cada vez mais caro. Para destacar sua marca nesse cenário, ela precisa ser autêntica, estratégica e assertiva!


Tá, mas o que isso quer dizer?

Em outras palavras, significa que a forma com que você vai comunicar sua marca nas redes sociais, no seu site e outros canais virtuais precisa ser muito bem pensada.


A sua empresa não precisa ter um perfil em todas as redes sociais, nem surfar em todos os hypes do momento. Ela simplesmente precisa estar nos canais que a sua comunidade está, e se aproveitar das trends que façam sentido para o seu nicho. Não existe uma fórmula pronta, pois o que serve para um negócio, pode não servir para outro.


O seu nicho ideal envolve aquilo que você possui conhecimento ou habilidade, aquilo pelo que é apaixonada e o que possui uma alta demanda ou potencial de lucratividade no mercado.

Tá, mas como eu faço isso?

Sei que essa gestão de marca no digital pode parecer assustadora no início, mas ela não é esse bicho de sete cabeças que você está pensando não! Por isso, separei aqui alguns passos para te mostrar como fazer:


1. Estruturar sua marca

O primeiro passo é ter uma boa estrutura de marca, pois o segundo faz parte da gestão dela. Se esse for o seu caso, pode continuar lendo…mas se não for, dá uma olhadinha nos artigos anteriores e volte aqui depois!


Uma marca bem estruturada é feita com estratégia, pesquisa, conhecimento, método, de forma a gerar uma boa conexão entre você e quem compra de você. 


2. Estar nos canais certos

Uma presença digital bem alinhada ao seu negócio permite que você se comunique de forma eficiente com seu público. Por isso, além de saber quem ele é, você precisa saber onde ela está. Será que sua maior audiência está no Instagram ou no TikTok? Ou está no X (Twitter)? No LinkedIn, quem sabe? Ou no improvável FaceBook? Com uma boa dose de pesquisas e uma pitada de testes, você encontrará sua resposta! 


3. Ser autêntica

A sua marca precisa ser única na mente das pessoas. E isso deve estar presente em todos os pontos de contato entre a sua empresa e todas as pessoas ao redor dela. Nos canais digitais, isso não é diferente. Identifique e comunique os atributos únicos da sua marca, sua proposta de valor, seus diferenciais.


Ao invés de replicar conteúdos feitos por  seus concorrentes, crie originais! Ao invés de postar vídeo de dancinhas no TikTok (isso, é claro, se o seu nicho não estiver ligado à dança), poste um vídeo contando sua história! No meio de tantas informações, notícias e clickbaits publicações genuínas geram ainda mais valor e retorno financeiro.


Clickbaits, conhecidos também como “iscas de clique”, são chamadas de conteúdos que enganam as pessoas com títulos ou imagens super sensacionalistas e promessas impossíveis.

4.Manter a constância

Se alguns dos canais digitais escolhidos por você forem redes sociais, então manter uma frequência com que você publica é essencial. Essas plataformas tendem a te “mostrar para mais pessoas” se você é um usuário ativo nela. E não, isso não significa que você precisa, do nada, começar a postar todos os dias. Mas você pode começar postando duas ou três vezes na semana, em um ritmo que seja bom pra você!


5.Conversar com seus públicos

Olha eu falando dele, mais uma vez! Para ser bem-sucedida nessa estratégia, não posso deixar ele (ou melhor, eles) de fora. Um bom posicionamento digital não conversa somente com seu cliente ideal, mas vai além dele.



Ele te conecta com as outras partes interessadas da sua empresa, como parceiros, fornecedores e colaboradores. O legal do digital é você criar uma comunidade, um ecossistema de pessoas que desempenham papéis importantes na sua organização. E, para estruturar isso, aqui vão quatro perguntinhas para te guiar:


  • Quem são esses públicos?

  • O que move essas pessoas?

  • Qual transformação o meu trabalho gera nelas?

  • O que faz o cliente escolher a minha empresa e não a concorrência?


6. Alinhar a marca

De nada adianta possuir uma marca bem posicionada no mundo virtual se o presencial não segue a mesma linha, e vice-versa. É preciso destacar a sua marca de forma coerente, pois caso os dois mundos não estejam de acordo um com o outro, isso pode gerar uma quebra de expectativa do seu cliente e das outras pessoas que compõem o ecossistema que você lutou tanto para construir!


7. Organizar e planejar

Esse item ficou por último, mas se você quer ser sucesso, precisa começar por ele: o planejamento. É ele que vai amarrar e manter todos os pontos citados anteriormente (sim, deixei para falar dele por último propositalmente). Organizar os conteúdos que vão para os canais com antecedência irá te economizar muito tempo e dinheiro. Também vai abrir portas para novas oportunidades.


Exemplo: o Dia de São João está chegando e você, ao invés de fazer uma ação legal de festa junina na sua empresa e compartilhar nas redes sociais, acabou se esquecendo da data em meio à correria do dia a dia. Você terá dois caminhos:


1. Deixar para fazer alguma ação legal no ano que vem

2. Fazer uma ação às pressas, atrapalhando as demandas atuais e gerando estresse para no fim, não sair do jeito que você queria.


É claro que planejar não significa que tudo vai sempre sair do jeito que você imaginou, mas ele com certeza te evitará muitas broncas futuras!


Resumindo!

Para destacar a sua marca nas redes sociais, fazer com que ela seja especial, desejada e única, você vai precisar primeiro estruturá-la. Depois, terá que escolher quais canais digitais irá utilizar, se manter firme na sua autenticidade, constância e frequência. Ela também precisará conversar profundamente com seu público, manter o alinhamento em todos os pontos de contato e por fim, ter ações muito bem pensadas e planejadas!


ATENÇÃO, EMPRESÁRIA!

Se você chegou até aqui, gostou do que leu e quer saber mais sobre o assunto, chama a Cambuca! Acesse o link “Chora que eu te escuto” e receba uma proposta personalizada. Nada melhor do que uma consultoria especializada para te auxiliar nesse processo, certo? ;)


 
 
 

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